Muitas empresas e até universidades usam como etapa do processo seletivo a redação.
Mas porquê?
Porque na redação são observados aspectos como:
A maneira como o candidato expressa suas ideias;
A escrita em si (gramática);
Como organiza seus pensamentos e consegue expô-los.
Por isso a prática da leitura e da escrita (mesmo que em plataformas digitais) são tão importantes.
Desenvolver as ideias, ler, conhecer palavras novas, aumentar o vocabulário são chaves para ter sucesso em qualquer redação e até troca de e-mails com o recrutador.
Aqui vamos listar algumas dicas para você conseguir desenvolver uma redação sem grandes problemas:
1) Caso o tema seja livre, escolha um que você tenha familiaridade para poder ter argumentos;
2) Faça uma estrutura básica com início, meio e fim;
3) Coloque a mentalização no papel e depois vá tirando o excesso. Obs. Menos é mais: não estamos mais na quinta série onde tínhamos que enrolar o professor com um texto de no mínimo 20 linhas, retire tudo o que não for útil: substitua palavras repetidas, corte redundâncias, gerundismo ou conteúdos soltos;
4) Revise os erros gramaticais e pontuação;
5) Confirme se seu texto conseguiu, pelo menos, fechar um conceito (não estamos falando de ter resolução ou final feliz, e sim não deixar algo mal compreendido).
Confie em você, escreva, seja autêntico!
Não veja isso como um fardo ou algo chato a se fazer, e sim como uma oportunidade de você poder mostrar um pouco de você.
Boa escrita =)
texto de Roberta para o Instagram @vida.de.rh
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