12 de novembro de 2020

Novembro Azul


As campanhas dos meses com cores (setembro amarelo, outubro rosa ..) vieram para enfatizar os cuidados  que devemos ter com nossa saúde, com o foco na prevenção, já que muitas vezes só damos a devida importância depois que já estamos acometidos por alguma enfermidade e buscando tratamento.


E nesse mês, o novembro azul traz o tema da saúde do homem, que ainda é considerado um tabu já que trata da prevenção e combate ao câncer de próstata. Culturalmente, os homens têm mais dificuldade de se abrir e de falar sobre sua saúde,  já que por séculos suas preocupações eram combates em guerras e trazer o sustento de toda família. Em contra partida a mulher sempre esteve mais voltada para cuidados com os bebês e idosos, além de conhecimento em ervas medicinais e remédios caseiros. 


Além da questão histórica, há o preconceito em fazer o exame de toque, que por ser na região íntima insinua várias piadas sobre a masculinidade de quem se submete à ele.


Memes e malícias à parte, esse é um assunto muito sério: segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É um número muito alto! São cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, (referencia 2018/2019).


O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata, então atenção homens:


Se você tem entre 45 e 50 anos e tem um desses fatores de risco : histórico familiar de câncer de próstata, ser negro (raça com maior incidência deste tipo de câncer) ou obesidade: procure o médico!


Se você é homem e tem mais de 50 anos mesmo sem estes fatores listados acima: deve ir ao urologista mesmo assim! (  6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos).


Você ainda vai ficar preso aos preconceitos e piadinhas do passado ou vai cuidar da sua saúde com seriedade?


Texto escrito por mim para o Instagram @vida.de.rh



Nenhum comentário:

Postar um comentário