30 de outubro de 2012

Como controlar o nervosismo prova prática auto escola





Bom, hoje foi um dia muito feliz pra mim pois passei no exame prático de direção do Detran. 
Até fazer a habilitação não achava q essa prova fosse ser um bicho de sete cabeças (e realmente não é, mas isso tu só vê depois que passa), mas é que o nervosismo na hora de fazer é tanto que 60% dos alunos reprovam aqui no Rio Grande do Sul (vi essa estatística no Jornal do SBT hehe). 
Bom me  inscrevi no CFC paguei aquela CAGALHADA de grana (me inscrevi dia 01/fev/2012 e paguei R$ 1070,00 categoria B). Nuna tinha dirigido carro. Frequentei todas as 10 aulas teóricas sem faltar nenhuma aula, fiz a prova teórica, todas as aulas práticas em um Uno Mille e fui pra prova e...RODEI.
Cara, é geral: tu passou por tudo isso e tem vontade de mandar tudo a merda depois q roda na prova prática, pq te dá um nervoso! Aquele monte de alunos te olhando, todos instrutures na volta.. os alunos com um ar de ''baaaahh fez errado alí oh''.
Rodei na prova em maio e só voltei a fazer aulas extras no final de setembro! 4 meses !
Mas porque eu queria dar um tempo e ainda estava um pouco abalada por tudo.. mas esses 4 meses levei o fardo de ''tenho que terminar essa carteira'' nas costas. Eu e meu marido investimos dinheiro nisso pra que? Pra dar pro DETRAN?? Negativo. Eu estava determinada a terminar essa carteira! Até pq já temos carro  e sou muito independente, quero ir no supermercado, shopping e ter q depender dos outros, ou de onibus com sacolas não dá neh!
São 12 meses pra terminar a habilitação desde o dia em que tu da entrada no CFC, então em 4 meses meu prazo estouraria! e sem contar que quando chega dezembro os CFCs lotam, pq a galera recebe 13°, férias e vai tirar a carteira..então eu precisava agilizar isso.
Resolvi trocar de carro e instrutor! nada contra o último, mas eu tava tão triste por ter rodado que queria ''começar dnovo'' sabe..então escolhi um Palio 2013 (pois tenho um, mas 2001 e sem direção hidráulica).
Nao fazia idéia de como seria o instrutor, pq não conhecia ninguém ali..mas dei sorte. O cara foi muito bancana. Calmo, tirava tds as duvidas e fazia tudo parecer tão simples...sem contar que o Palio nem se compara com o Uno Milli... bah...bem levinho!
Então fiz varias aulas e ja deixei pago prova e aluguel do carro pra prova (deu 500 reais essas aulas extras e prova).. Minha carteira já tava no valor de R$ 1570,00 e aí a pressão aumenta!!!
Marquei uma sequencia de aulas 3 dias antes da prova e meu instrutor me disse q eu estava pronta. e eu sabia q estava, mas eu estava com medo do nervosismo.

Então vão algumas dicas pro dia da prova pra quem vai fazer:

-Não conte pra ninguem da prova: é bom vc não espalhar pq fica uma responsabilidade nos seus ombros por saber q tantas pessoas sabem e q irão te perguntar depois como foi. Então faça sem ninguem saber ou o mínimo de pessoas, que depois qnd vc passar será até uma surpresa a todos;


-Exercícios sao otimos pra oxigenar o cerebro e aliviar a tensão: como a prova seria em uma praça perto da minha casa eu fazia corrida e caminhadas em volta dela pra me situar com o local e ruas. No dia da prova acordei bem cedo e fiz uma corrida pra aliviar a tensão;


- Ansiolítico: não sou a favor de remédios, mas se vc é muito nervoso como eu é bom tomar algo. Eu optei pelo 'natural' e comprei um vidrinho de Água de Melissa na farmácia. Noites antes ja tomava umas 30 gotinhas em um copo d'agua pra ver como meu corpo ia reagir..como ele é um ansiolítico bem leve vc mal vai sentir..No dia da prova me puxei: Tomei umas 150 gotas pq eu tava com medo de ficar nervosa e tremer as pernas como da última vez;

- Chicletes: não sou mto fã de goma de mascar, mas comprei um pacotinho de Trident e quando saí de casa já comecei a mascar (ajuda a aliviar a tensão).

- Não se junte nos grupinhos: no local da prova ficam bolinhos de gente 'confabulando' então se afaste e tente não achar que voce é vítima. Estufe o peito, serre os dentes e mantenha um ar de superioridade. Voce sabe que é capaz. Não preste atenção nas conversas pois são sempre as mesmas: de dicas furadas e amigos que reprovaram;

- Tente ser um dos primeiros a fazer a prova: se vc puder escolher, faça! eu falei com meu instrutor e ele botou meu nome em 1°, pois quanto mais vc espera mais tenso fica;


- Foco: não pense nos outros. pense nos movimentos conforme vc ja sabe e aguente os 10 min! pq a baliza são 4min e o trajeto cerca de 5min. então depois de 10min tudo estará acabado!!!
pense q serão os 10 min mais importantes da sua vida, então não perca seus pensamentos em outras coisas..depois se voce quiser se jogar no chão, rolar, chorar ou rezar fique a vontade, mas na hora é só se concentrar! 


Eu passei e chorei mto depois! Passei pelo bolo de gente que estava na praça e todos me olhando pq a POLACA aqui quando chora parece que tomou ensolação.. então um metido que eu nem conhecia gritou: ''Ôh guria, tu passou?'' e todos olhando pq todos queriam saber mas não queriam perguntar.. 
eu não ia responder, mas eu tava tão feliz que estufei o peito e disse:
''SIM, PASSEI''
E os borburinhos ''ó, ela passou, ela passou''
e o guri: ''Ah, parabéns'' (na obrigação pq tinha perguntado)
 e eu: ''Obrigada'' (na obrigação por ele ter parabenizado).

hehehehehe 
Todos sabemos que os CFCs te ensinam a passar na prova, pois aprender a dirigir vai levar um tempo. Mas esse primeiro passo é um dos maiores a ser dado e basta acreditar que voce consegue!!

Boa sorte! Foco! Concentração!

''É capaz quem pensa que é capaz." Buda

39 comentários:

  1. Olá... sou Adriana, li teu post e foi bastante importante ler agora, estou saindo pra prova prática e estava bastante nervosa! Já tomei umas 200 gotas de água de melissa... sei dirigir, tbm tenho carro e preciso muito q dê tudo certo. Bem legal teu texto, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pensamento positivo Adriana! vai com fé que tu passa!
      boa sorte !!!!!!

      Excluir
    2. Tbm vou ir a prova agora não estou nenhum pouco confiante mas só o fato de rir aqui na foi algo

      Excluir
    3. Olá a água de Melissa tirou seu nervosismo?

      Excluir
  2. Baa, minha prova é daqui dois dias e comprei essa água de melissa tomará que resolve... tgua história é igual a minha euiaueiouaeiouea que interessante, meu prazo vence em maio e estou fazendo o reteste pela 2 vez. Vou seguir seus conselhos. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. aqui em portugal o exame corre a cidade toda, autoestradas e dura 45 min :o

    ResponderExcluir
  4. Oi! Achei muito interessante suas observações. Eu acabei de chegar em casa, fiz a prova de moto e RODEI. E foi um erro tão besta sabe.. eu sempre acertava aquilo e ... errei. Na hora me deu vontade de dizer pro avaliador: se tu é tão bom, faz tu, rsrsrsrrssrsrsr dá vontade de desistir, mas não adianta, paguei mais um dinheirinho pra Máfia do Detran e já marquei a próxima aula e prova. Eu tenho carteira de carro há 07 anos e agora resolvi tirar a de moto. Acredito que as pessoas tenham que se submeter a um teste que avalie sua aptidão para dirigir/pilotar, mas... o valor pago inicialmente deveria cobrir quantos números de prova fossem necessários! Garanto que se não houvesse tanto dinheiro envolvido... muita gente parava de reprovar!

    Enfim, muito bacana teu blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi,eu fiz todas as minhas aulas e estou insegura pra fazer a prova....acho que u fazer mais uma semana de aula pra ficar mais segura, mas foi muito bom conhecer tua experiencia!!Valeu mesmo

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas ..faço a minha prova d moto na sexta,vou tentar seguilas,Deus m abençoe!bj bj

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas ..faço a minha prova d moto na sexta,vou tentar seguilas,Deus m abençoe!bj bj

    ResponderExcluir
  8. legal vou fazer minha de moto dia 07 que Deus me ajude vlw polaca,. . .

    ResponderExcluir
  9. Oi flor tudo bem? Achei seu blog por acaso pois hoje fiz a segunda prova e rodei, como quase todos por coisa que não fazem na aula a primeira rodeio por nervoso e nesta tbm usei agua de melissa e me ajudou mto, tava tudo certinho e ai uma ratiadinha e dancei, fazer ok?!
    Agora vou marcar outra prova que vai dar daqui a 20 dias vou fazer de novo na intercap espero que desta vez role, legal saber sobre sua experiência ajuda na auto confiança. bjs

    ResponderExcluir
  10. oi adorei sua dica minha prova vai ser quarta feira ja e a segunda vez que eu faço mais ja estou muito nervosa mais espero que de tudo certo...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, foi bom ler teu post, não vão acreditar se eu dizer que sei dirigir pois já reprovei 6 vezes, amanhã faço pela 7 vez e apesar disso vou super bem nas aulas, ganhei um carro á dois anos e na hora da prova , meu nervosismo é tremendo, na ultima meu pé tremia muito e apaguei. Amanhã é minha ultima chance por que meu processo encerra dia 06 PELA SEGUNDA VEZ, e dai teria que iniciar desde a teoria :/ rezem por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá por acaso vi aqui seu comentário,e então fala como foi!!!!Bjssss

      Excluir
    2. Passou?Vou fazer minha 3
      Prova hoje.

      Excluir
  13. Adorei seu post, vou fazer a prova pratica dia 26/06/2014 e desde já estou nervora gostei das dicas e vou tomar concerteza aguá de melissa. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. oi adorei suas dicas ja rodei 3 vezes de moto pura nervos eles nao perdoam nada meus ultimos avaliadores eram mulheres foram piores que os homens

    ResponderExcluir
  15. Já rodei 7 vezes!GOSTEI DOS TEUS CONSELHOS!

    ResponderExcluir
  16. Tenho a minha prova prática amanhã, espero passar, pois já rodei 2 vezes e não tenho dinheiro para dar ao DETRAN....

    ResponderExcluir
  17. Tenho a minha prova prática amanhã, espero passar, pois já rodei 2 vezes e não tenho dinheiro para dar ao DETRAN....

    ResponderExcluir
  18. bom meu nome é Amauri e estou com um problema minhas aulas acabaram fui obrigado a trocar de instrutor e de carro tambem eu fazia aulas no celta agora faço aulas gol porque o outro instrutor estava me deixando irritado ele só me criticava e eu não conseguia guardar nada de tanta raiva que eu passava com ele. troquei de instrutor e agora eu tenho que comprar aulas e o pior e que só tem para o pximo mes

    ResponderExcluir
  19. HUM....O QUE EU MAIS TEMIA ERA A MOTO E PASSEI,,,MAS O CARRO FOI UM DESASTRE REPROVEI,,,AAFFF...QUE DECEPÇAO....ESPERO CONSEGUIR NOVAMENTE NA PROXIMA....AFFF...BJUS VALEU PELAS DICAS

    ResponderExcluir
  20. Estou tentando a de moto.Vou pra quinta tentativa ja.Eu sei pilotar,faço tudo certo.Mais na hora do exame eu não consigo,erro coisa minima.Não é facil.Vou seguir seus conselhos e que Deus no ajude a alcançar essa vitoria,pois so quem ta la sabe o tamanho do desespero que é.Boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
  21. Estou tentando a de moto.Vou pra quinta tentativa ja.Eu sei pilotar,faço tudo certo.Mais na hora do exame eu não consigo,erro coisa minima.Não é facil.Vou seguir seus conselhos e que Deus no ajude a alcançar essa vitoria,pois so quem ta la sabe o tamanho do desespero que é.Boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
  22. vou fazer o 3º exame DE RUA VOU SEGUI SUA S DICAS E QUE DEUS ME A
    ABENÇOE E ABENÇOE A VOCÊ QUE ME MOSTROU A RECEITA QUE COM CERTEZA VEIO DE DEUS

    ResponderExcluir
  23. Minha prova será amanhã, estou com pensamento positivo gostei de suas dicas valeu dessa vez vai dá certo.

    ResponderExcluir
  24. Boa! Parabéns
    Amanha é a minha! Estou um poucosei lá, trêmula. Mas vou tentar seguir suas dicas, e me controlar. Já fui reprovada duas vezes. Mas estou na espectativa de que amanha sera o fim dessa batalha.
    Vou conseguir! Estava me progameando em chegar atrasada. Pra nao fazer a prova na frente de tantas pessoas. Isso me deixa mais nervosa.
    Obrigada pelas dicas.
    E boa sorte pra mim.
    Amanha eu volto e coloco meu resultado. 😉

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Reprovei na de carro semana passada por puro nervosismo, meu instrutor brincou falando que devia tomar rivotril pra acalmar e estou pensando seriamente nisso, pois estou com medo de reprovar novamente. Mas foi bom ver suas dicas e na próxima irei tentar segui-las (com um toque de calmante kkkk)

    ResponderExcluir
  27. Hoje é a minha prova estou nervosa mas eu vou passar Deus vai me acalmar pois eu sei o que fazer mais e o nervosismo que atrapalha obrigado pelas dicas !

    ResponderExcluir
  28. Eu fiz o Exame dia 06 de Setembro de 2017 e reprovei na baliza. Digo que isso nem me abalou, o próprio examinador pareceu que tinha ficado mais triste que eu, disse que: era só ter alinhado o carro, eu fiz foi virar todo o volante para a direita, o que acabou atingindo o meio fio. Mas eu vou seguir suas dias e tentar novamente, eu sei o que eu errei e no próximo exame vou me policiar pra evitar o mesmo erro.

    ResponderExcluir
  29. Olá, boa tarde!!
    Então, reprovei na primeira vez por nervosismo e me senti muito mal. Porém, procurei dicas de como me acalmar na hora da prova, segui suas dicas, o nervosismo continuou mas não tanto quanto da outra vez, e fiz a nova prova hoje, e passei!!
    Agradeço por compartilhar sua experiência e dicas!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde pessoal tenho 50a dou de Pelotas RS, minha primeira habilitação minha prática termina início de agosto n marquei nem a prova, e meu instrutor é maravilhoso, me dxa segura, mas desde q ele disse q é como seu eu tivesse fazendo a prova sendo q nem marquei ela ainda eu tremo, tenho feito tudo certo desde o início mas estou num nervoso só pq está acabando as aulas e tenho q marcar prova tenho até 5/01/22 pra fazer, estou num nervoso só, n durmo direito,sonho qdo durmo q rodo pq caio na prancha, queimo lateral acordo às 5hs as vezes antes e n durmo mais, tomei chá de camomila nem efeito faz tremo, fico c as mãos vertendo água e tremo o pé do acelerador o pânico é geral parece q n vou controlar meu corpo, comprei água de melissa agora pra tomar e ver como vou me sentir, isso que treino Muay Thai pra ver se controlo e me acalmo...obgda pessoal pelos comentários, e polaca obgda pelo teu post vou tentar seguir suas instruções, aqui n da p ser a primeira pq é sorteio🤦🏻‍♀️bjao boa prova p quem n fez e são todos vencedores independente do resultado n desistam abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops sou... Saiu errado na hora de digitar, ops do freio não do acelerador...me chamo Andréia

      Excluir