17 de outubro de 2010

Quem eh o racista afinal?


Hoje quando se fala em racismo a primeira coisa que vem em mente o que é?
Um branco tendo preconceito com um negro. E só!
Só isso... RACISMO = NEGRO

Compreendo que muita gente tem mesmo preconceito, não se tocou que a escravidão acabou ha mais de 100 anos. Acha que os negros não fazem parte da sociedade, e devem ter tratamento diferenciado.
Mas a maior parte dos racistas são os próprios negros.
O esquema de cotas ta aí pra provar..
Hoje se tu fala: ''Aquele negro'', ou '' Ele é negão, alto..'' (Baaaaaaah NEGÃO!! Racista!!)
Como assim? Ele não é negro? Essa não é a cor dele? Então ?

Quando vão falar de mim é: branquela, alemoa, polentera, até de barata-branca me chamavam qnd eu era pequena..... Aí não tem problema nenhum.. Não é racismo!
Agora chamar uma pessoa de NEGRA é um completo racismo!!
Racismo não é só com negros...
Pelo dicionário:
Racista: Pessoa preconceituosa que discrina outrem pela cor da pele, religião, nível social ou economico.
Então....
Aquele gordo, batuqueiro, alemão, narigudo, pobre e vesgo podemos falar a vontade..
Mas nunca chame alguém de NEGÃO.. se não ele ainda grita pra ti:
''Sabia que racismo dá cadeia?! Seu preconceituoso ! ''

:-s
:-s
Eitaaa mundin mais complicadoo...
.
ouvindo: Sociedade Alternativa- Raul Seixas
.

3 comentários:

  1. Tu conhece alguma história sobre discriminação maior do que a época da escravidão? eu não. Virou padrão.. infelizmente!!
    Mas concordo contigo... preconceito existe e serve pra todas as raças... belo post alemoa! ahuahauha! =P

    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Eh, realmente complicado isso...quanto a "época da escravidão", os negros que na referida época ganhavam alforria, a primeira coisa que faziam eram trabalhar com tráfico negreiro, totalmente compreensível, visto a rentabilidade da atividade na época. Até "Zumbi dos Palmares", dizem as más linguas, possuia escravos...logicamente vc nao irá ler isso nos livros didáticos da rede pública de ensino...Quanto a discriminação, já m vi numa situação assim...já fui discriminado por indivíduos racistas. Uma vez no ônibus, duas senhoras proferiram algo sobre um caucasiano que estava próximo a elas. Não sei se essa pessoa questão era eu, mas já fiquei todo ouriçado....rsrsrsrsr
    Pensei:-Ah tah, então deixa assim...vou lutar para que tenha um feriado de consciencia branca.
    Outra vez foi no mercado, nessa estava acompanhado de minha irmã, mas nao poderia ter sido tão constrangedor. Estavamos com o carrinho de compras, escolhendo cerveja. Próximo a nós, um casal de negros tbm fazendo o mesmo, foi quando eu ouvi: "Bah, só tem cerveja de branco!"
    Como assim????
    Se eu nao gostasse de tomar um "gelo", nem daria bola...mas Pô, me ajuda neh?! Depois dessa ai, passei a ser mais crítico quanto ao tema. Quero deixar claro que sou contra qualquer tipo de preconceito quanto a etnia. Na assepsão da palavra, preconceito não é sinonimo de racismo. Preconceito é uma aversao de "A" por "B". Não posso deixar de compartilhar tbm que uma vez a a guarnição de serviço que eu compunha em certa ocasião, acabou sendo ouvida em uma sindicancia(a qual nao deu em nada!), acerca da mesma situacao. Um cidadao, acompanhado de seu filho, dirigiu-se até a corregedoria, pois "alegou" ter sido abordado, única e exclusivamente por ser NEGRO. Em tal operação, ao longo da jornada, abordamos aproximadamente 200 veículos e ciclomotores, além de incontáveis pessoas,tbm identificas, as quais não sei precisar o quantitativo no momento. Como de praxe, sempre aplicávamos um discurso, a fim de agradecer a participação, a compreensao e explicar a abordagem de rotina que se seguia. Esse cidadão alegou td esse contexto. Fiquei pensando pq só ele reclamou da abordagem, afinal haviamos abordados e interpelados inúmeros brancos, negros, gordos, loiras, idosos, td qualquer tipo de gente...td com discricionaridade, como preve nossa atividade. Além do mais, na ocasiao era noite, o cidadão estava de capacete, assim como seu filho, aproximadamente 300 metros do local aonde era emanada a ordem de parada dos veiculos. Como poderia distinguir a etnia do indivíduo Não tive dúvida, o preconceito maior foi o dele, visto as inconsistencias que ele criou (ele chegou a dizer que sacamos as armas na circunstancia). Sou presunçoso o bastante de dizer que ele tem vergonha da raça dele. Quanto a ti Rô, no teu caso lembrei em minha juventude que tinha um amigo, popularmente tinha a alcunha de "alemão", mas não era pelo fato de ter kbelos loiros, olhos verdes, estatura alta e pele clara. Não. Ainda tento saber o real motivo. Aliás, "alemão" não era nem a alcunha dele, acho mesmo que era o nome(Apesar de lembrar o nome, não vou cometer a indelicadeza de expor alguém assim)!!!. O apelido mesmo era "polenta". Esse sim, ele tinha asco. Ficava bugre, td vez que ouvia. Uma vez, inconformado disse:"Nao sei pq me chamam assim, eu nem gosto de comer isso!"
    Pois eh, concordando com o que foi colocado por ti, só tenho a dizer que não há nada tão irrepudiável que preconceito racial. Os demais, não menos importantes, em se tratanto de preconceito contra a pessoa, tbm são. Entretanto, não podemos ser demagogos e hipócritas e fechar os olhos para o que é considerável problema de verdade.
    Deus abençoe a tds.

    ResponderExcluir