26 de julho de 2014

Filhos?! não, obrigada...

Quando se tem filhos é fácil entender porque hoje existem tantas mulheres que não querem ter filhos!
Geralmente as mulheres que não querem ter filhos, não querem perder a liberdade de chegar em casa a hora que quiser, ir em qualquer lugar sem se preocupar se é ou não adequado para crianças, não querem ter que escolher entre vida profissional e atenção aos filhos, preocupação com o corpo, enfim… Elas conseguem ter uma visão bastante racional do que é ser mãe, conseguem prever cada situação.
Mas quando uma mulher quer ter filhos, ela não antevê nada disso! Ela só consegue imaginar o bebê engatinhando, andando, falando, dormindo nos seus braços e não faz idéia do que existe além disso.
Quando eu descobri que estava grávida, – e de gêmeos! – eu fiquei maravilhada, estava no céu, toda boba porque teria dois de uma vez só, uma benção… só que depois que eles nascem a gente se pergunta se é uma benção ou um castigo!!! Começa a choradeira, as preocupações, vc se sente isolada do mundo porque tem um monte de lugares que vc adoraria ir mas não pode, os amigos tem as suas vidas lá fora enquanto vc está naquela rotina de fralda, banho, mamá, etc, vc não consegue tomar um banho daqueles de cabeça bem demorados nem assistir seu programa preferido na tv se isso não estiver nos planos do bebê.
E eles vão crescendo e a coisa vai piorando! Começam as birras, e você está sempre correndo atrás deles sem conseguir trocar umas palavrinhas com os amigos em uma festa, nem mesmo terminar um drink…
Mas as pessoas ainda vêem com muita estranheza as mulheres que optam por não ter filhos e ainda acham que em algum momento elas vão querer, que ainda não estão preparadas ou ainda não encontraram a pessoa certa, mas que elas vão sim querer, vão se arrepender dessa decisão! Eu mesma me vejo pensando assim a cada vez que eu vejo uma mulher dizer que não quer ter filhos, confesso! É bem verdade de que muitas delas realmente decidem ter filhos depois de um tempo. Ainda bem que hoje em dia as mulheres ainda são férteis aos 40 e poucos, e se não, existe a opção da fertilização ou adoção!
É como se elas estivessem negando a própria natureza, é estranho pensar que alguém que tenha mãe não queira filhos, é como se nós fossemos obrigadas a isso como uma espécie de retribuição por termos nascido… enfim, acho que é uma questão muito subjetiva!
Mas admiro muito as mulheres que são firmes na decisão de não ter filhos se realmente não os querem, pois tem muitas que engravidam por uma pressão social ou só porque todas as suas amigas estão tendo filhos e não quer se sentir “por fora” e aí os tem como se fossem bonequinhos que só servem pra ficar trocando a roupinha, largam em qualquer lugar, não tem o menor interesse. Ou as que querem tudo! Querem ser executivas, trabalhar, trabalhar e trabalhar mas querem ter filho, engravidam e quando a criança nasce ela sai de casa antes que ela acorde e chega depois que ela foi dormir e o filho fala babá antes de mamãe!
Não se pode ter tudo! Ou vc tem sua vida ou vc tem filho! Filho custa caro em todos os sentidos, não só o financeiro! Vc tem que abrir mão de muitas coisas! Vc tem que pensar se vc quer ser mãe, e não se vc quer ter filhos, são coisas bem diferentes!
Quando eu assisti o filme “Comer, Rezar, Amar” uma frase me marcou muito: “Ter um filho é como fazer uma tatuagem no meio da testa, vc tem que ter muita certeza para se comprometer!”
Admiro muito as mulheres que se mantém firme na decisão de não ter filhos se realmente essa é a sua vontade assim como admiro as mulheres que decidem ser mães e se dedicam aos seus filhos com todo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário