24 de abril de 2013

Ler



''Batatinha quando nasce
Espalha  a rama pelo chão
Menininha quando dorme
Põe a mão no coração ''

Não acredito em que proclamei essa poesia durante toda minha infância de maneira errada. Logo eu, que sempre gostei de português.
 ''Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão...''
Que grande bobagem!
Imagine um tubérculo nascer e se esparramar pelo chão?!
Quantas coisas falamos errado e achamos que está certo.

Acho horrível quem não sabe escrever, quem troca o ''c'' pelo ''s'', o tempo do verbo e mais alguns ''pobleminhas'' por aí.
Não falo pra pessoa, mas me corroo por dentro e penso: '' Santa ignorância!''
Após assistir à algumas aulas de português vi que estou LONGE de saber escrever corretamente nossa língua maravilhosa. E não me refiro à linguagem culta. O que escrevi até aqui, já acrescentei 3 preposições e 2 crases que eu ocultaria normalmente... e meu blog não tem nada de culto =p

Os erros estão por todas as partes, nos banners, nos jornais, e na falta de leitura das pessoas.
Quem não lembra do programa ''Quer namorar comigo?'' do Silvio Santos?
Lindos casais saindo de mãos dadas, com um baita erro de português estampado.
Siiim, quem namora, namora alguém, logo a preposição ''com'' de comigo está sobrando na frase..
Ai Roberta, quem iria em um programa de nome: ''Quer namorar-me?'' Só se for minha vó!

Não.. sério agora: pergunta pra alguém quando se usa o ''porque'' junto sem acento, ou quando se usa o ''aonde/onde''.

''-Aãããh...hummm.(...)..Bah eu sabia...peraí.. (...)'''
Agora pergunta como faz pra marcar um amigo em uma foto do ''fêicibuiqui''..
Ahhh essa é fácil!
E o uso dos porquês é algo básico do básico.. O que passamos a 5ª e 6ª série toooda aprendendo.. 
por que então não utilizar no dia a dia? Vamos culpar os professores da rede pública! Ou o governo!
Ou a inclusão digital!!Ou a língua ser tão extensa..
Ou nossos pais... por não terem dinheiro pra nos colocar em uma escola particular!
Não.. culpados somos nos! Por sermos tão desleixados com algo tão importante que é nossa lingua e escrita.
Tempo se arruma! Diminua o tempo de tv e leia! Pra não pagar mico depois...
E tem gente ainda querendo fazer curso de inglês!
Sem antes saber falar portugues?! Ohh please!

Vamos ler mais!! Não há regra gramatical pra tudo, pois existem cerca de 600 mil palavras na língua portuguesa e haveriam muitas exceções pra cada regra.

Então não tem choro baby! Só lendo!

Ósculos, até a próxima ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário