3 de novembro de 2011

Lula, câncer, SUS e a vergonha de ser brasileiro


Depois da revelação de que Luis Inácio foi diagnosticado com câncer de laringe, não demorou muito para que os humoristas e militantes virtuais de plantão colocassem suas piadas toscas para fora. Lula está fazendo seu tratamento no Sírio Libanês, um dos mais requintados e sofisticados hospitais do Brasil. Um hospital considerado de elite. Logo a piadinha óbvia surgiu: por que nosso adorável, e considerado quase que um herói, ex-presidente, que veio da massa popular, não faz seu tratamento pelo mesmo sistema de saúde que o povo que o elegeu faz, o SUS (Sistema Único de Saúde)? Não demorou, graças às redes sociais, para que a piadinha se transformasse numa campanha. Borbulham, agora na internet, um sem-fim de imagens que mandam o ex-presidente fazer seu tratamento no SUS. Mas mal há nisso? O que essa piada (tosca) tem demais?

A campanha, que já está mobilizando uma multidão de ignorant… ops brasileiros, revela (de novo) a hipocrisia desse povo. Se sua mãe, ou um parente muito querido, está com câncer e você tem a opção de tratá-la pelo SUS ou num hospital de ponta, qual das duas opções vocês escolheria? Não vou responder, porque a resposta vocês já têm. Exigir de Lula algo que nem nós faríamos se tivéssemos em seu lugar é hipocrisia. Lula está usando os recursos que tem para salvar sua vida, nada mais natural para se esperar de alguém. Claro que não deixo de ver a campanha pelo seu lado positivo de (tentar) conscientizar os políticos e funcionários do alto escalão para a melhora de nosso sistema de saúde (que é terrivelmente precário); todo funcionário público deve(ria) usufruir dos serviços oferecidos à população (afinal, eles não são melhores do que ninguém pelo simples fato de ocuparem um cargo público). Mas não parece ser essa a mensagem da campanha. Ela dá a entender que todos querem ver o excelentíssimo senhor ex-presidente Luis Inácio agonizar junto com o povo, numa espécie de morbidez coletiva. Isso é vergonhoso. Não gosto de Lula, um político que sempre andou em conluio com a corrupção, que foi um populista e manipulador da frágil mentalidade brasileira, mas não desejo a ele, e nem a ninguém, um sofrimento desnecessário. Espero que ele se recupere e tenha sua saúde restabelecida. Não é uma militância de sofá, engordando na frente do computador e não botando a cara na rua, que vamos a mudar a situação da saúde, da educação, ou de qualquer outra área que precise de mudança nesse país. Mas já ia me esquecendo do importante detalhe de como o brasileiro é preguiçoso pra essas coisas. Todavia a internet está aí, com sua “interatividade democrática da internet [que] é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.”


3 comentários:

  1. não concordo com o texto.

    o fato é que lula defendeu o SUS, disse que prestava, que era bom.

    e olha vou ser sincero, eu trabalho na secretaria de saúde daqui. o SUS até funciona. se você tiver costas quentes.

    mas pra maioria da população, pode esperar horas na entrada de um hospital ou meses pra conseguir uma consulta.

    a maioria das pessoas realmente preferiria tratar seus parentes em hospitais particulares caso tivessem dinheiro, mas a maioria das pessoas NUNCA foi presidente. ou seja, nunca pode investir na saúde.

    então é sim hipocrisia do lula dizer que o sistema de saúde no brasil é bom, mas não querer ser tratado por este mesmo sistema. era obrigação DELE fazer o sistema funcionar e ele falhou miseravelmente nessa missão.

    e olha que, como disse. o lula receberia um excelente tratamento no SUS, justamente por ser um ex presidente.

    ResponderExcluir
  2. Se o Lula estivesse se tratando pelo SUS as pessoas começariam a falar q ele está tirando a vaga de uma pessoa q precisa..
    Nós pagamos pelo SUS em nossos impostos diários e acho q não deveria nem existir plano de saúde particular (como acontece em muitos países), TODOS, inclusive o presidente (ex) deveria usar o mesmo serviço de saúde.. mas a realidade não é bem assim pra quem vota no ''menos ruim'' já que ''pior não fica...''

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto.. acho que o maior foco dele (Ricardo Silva) foi "o poder da internet na opinião das pessoas".

    A questão da saúde no Brasil é bem mais complexa. Lula não tinha como mudar/consertar tudo SOZINHO. Depende de uma caralhada de gente.. Não é justo fazer com que ele responda SOZINHO pela má qualidade da saúde geral.

    As pessoas não tem noção do quanto o pensamento tem força.. se começam uma "guerrinha" entre a realeza e plebeus na internet estão gerando um furacão de opiniões confusas e levadas pela raiva do momento sem se dar conta de que na realidade o buraco é mais abaixo e a coisa não se resolve assim num estalar de dedos como todo mundo pensa.

    As energias que as pessoas produzem faz mal tanto pra um lado quanto pro outro.. e esse tipo de coisa ta cada vez mais frequente no mundo virtual. Deixemos o cara fazer o tratamento que quiser, afinal de contas se tu fosse um ex-presidente ou até mesmo uma pessoa com poder aquisitivo maior, tbm usaria o melhor recurso pra cuidar de sua saúde.

    ResponderExcluir